Intervenção de Luís Cristóvão na Apresentação da Candidatura


 Boa tarde,

Quero agradecer à Comissão Concelhia do PCP de Torres Vedras a confiança depositada em mim para encabeçar a Lista da Coligação Democrática Unitária à Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. Em conjunto com militantes do PCP e do PEV, tal como com um largo número de cidadãos independentes, enfrentamos este desafio com Confiança para Mudar, sentindo ter chegado a hora de Torres Vedras ver devolvido aos seus cidadãos o Poder Local de que têm estado afastados.

A reorganização administrativa do território das freguesias criou, um pouco por todo país, corpos estranhos, no que toca à identidade da população com o poder local. De uma forma geral, o poder ficou mais longe e inacessível, ainda que as freguesias tenham mantido de portas abertas a generalidade das antigas sedes. A Coligação Democrática Unitária foi, desde o início, voz activa contra este processo de reorganização. No caso das Freguesias de Santa Maria e São Miguel, São Pedro e Santiago e Matacães, três territórios com a sua identidade constituída ao longo de séculos, gerou-se uma União que soma mais de 22 mil eleitores e uma área de 62 quilómetros quadrados, com necessidades e problemas que a colocam ao nível de muitos concelhos do nosso país.

É fundamental que as pessoas estejam no centro das decisões tomadas pelo poder autárquico. A proximidade, a transparência e a democracia devem ser, mais do que palavras de encher a boca, realidades vividas e sentidas pelas populações. A CDU é a força que defende os interesses desta população que quer ver integrada numa gestão participada, que organiza a população através dos seus locais de residência e as suas áreas de interesse para, de uma forma constante, lhe colocar em mãos o poder de decisão. Por isso, uma Freguesia CDU propõe um trabalho regular com a população, através de sessões públicas e de organizações de moradores, assim como com o tecido associativo e empresarial que vive, e faz viver, o nosso território.

Ao contrário do que tem sido habitual no Concelho de Torres Vedras, as Juntas de Freguesia devem ter uma voz própria, reivindicativa, que está ao lado  da população na defesa dos seus interesses e não funciona como um mero “capataz” dos interesses e decisões da Câmara Municipal. Numa freguesia com esta área territorial e este alargado número de habitantes, é importante que a sua Identidade seja reforçada através de um Poder Local presente, quotidiano, parceiro dos desejos e ambições da população. Um Poder Local que alimente uma harmonização das oportunidades para quem vive no espaço urbano e para quem vive no espaço rural. Um Poder Local que dá voz à indignação daqueles que vêm impostos Planos de Estacionamento e de Ordenamento que não respeitam os interesses dos cidadãos. Um Poder Local que é uma voz viva e genuína de quem habita e vive na Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.

Cabe também à Freguesia dinamizar uma Cultura Cidadã que permita à população e às novas gerações o tomar de consciência de que o Poder Local é uma arma de defesa dos nossos direitos. Na forma como interage com a Rede Educativa Local, como apoia as actividades associativas, culturais e desportivas, como intervém na acção social e na protecção dos mais desfavorecidos, como defende o Ambiente e o Património e como cria comunidade no espaço territorial da sua freguesia. Acreditamos que aqueles que estarão com a CDU neste projecto autárquico serão, sem dúvida alguma, capazes para aumentar a participação da população, através das nossas propostas e programas, envolvendo todos aqueles que vivem e trabalham na Freguesia, apostando no desenvolvimento equitativo de uma experiência de participação na vida da comunidade.

O quotidiano de uma Freguesia é, ainda, marcado pela sua intervenção de proximidade, no cuidado com o equipamento urbano e rural do seu território, no abastecimento público, na defesa do ambiente e da salubridade, no ordenamento do território e na protecção da comunidade. É também por isso que a marca diferencial do projecto autárquico que apresentamos está na integração de planos e estratégias inovadoras que permitam uma melhor gestão do quadro de competências entregue às Freguesias, bem como da qualidade das decisões que tomamos e das lutas em que nos envolvemos. As estratégias sociais que visam a criação de organizações de moradores nos diferentes bairros e lugares da freguesia. As estratégias comunitárias que agregarão os trabalhos que são feitos por diferentes instituições e associações no nosso território. As estratégias digitais que visarão facilitar o contacto diário com os eleitos e uma resposta mais rápida e capaz aos problemas que afectam os fregueses.

Aqueles que estão com a CDU neste projecto autárquico para a Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães distinguem-se pelo trabalho realizado nas suas vidas profissionais e associativas, pela honestidade dos seus princípios, pela competência no cumprimento de um projecto autárquico que pretende envolver cada cidadão na construção de uma Freguesia que seja motivo de orgulho para todos os que nela habitam. Até ao dia 1 de Outubro de 2017, queremos que muitos mais se juntem a nós, com a Confiança para Mudar a face do Poder Local em Torres Vedras.

Viva a CDU!





Comentários